A Liga


A Liga é um Programa de Extensão do Curso de Comunicação Social criado no ano de 2007, ainda como projeto de extensão, fruto do debate e da iniciativa dos próprios alunos, que viam a necessidade de uma Agência que possuísse uma relação mais ativa com a sociedade.

E assim foi feito. Desde a sua inauguração, a Liga funciona através de parcerias com Organizações não governamentais (ONGs), movimentos sociais e projetos vinculados à Universidade. O objetivo da Agência é, então, suprir demandas na área da comunicação que não podem ser bancadas pelos parceiros. Tudo isso através de uma prática de diálogo e de vivência acadêmica.

Em 2007, no ano inaugural da Liga, a Agência trabalhou com 6 parceiros: ONG Terramar, Projeto Acessibilidade, Movimento dos Conselhos Populares, Grupo de Estudos da Relação Mídia e Infância (GRIM), Núcleo de Economia Solidária (NUSOL) e Liga de Nefrologia. Em 2008, foi a vez de experimentar uma fórmula diferente: a Liga trabalhou de maneira mais próxima com o MST. Por fim, em 2009, a Agência teve 3 parceiros: o Instituto de Juventude Contemporânea (IJC), o Grupo de Identidade, Televisão e Cultura (GEITEC) e a ONG Aldeia.

O que motivou a escolha de todos esses projetos foi a necessidade dos alunos em trabalhar com demandas práticas na área da comunicação, ou seja, através da união das habilitações de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Os projetos da Liga pretendem, sempre, trazer os conhecimentos adquiridos em sala de aula para debates, oficinas e prática, de modo que o Ensino possa casar com a Pesquisa e a Extensão.

Em 2011, a Liga Experimental de Comunicação e a Oficina de Quadrinhos, outro projeto de extensão do curso de comunicação social da UFC, uniram-se para formar um programa de extensão. Dessa forma, tanto a Liga quanto a Oficina de Quadrinhos buscam ampliar as suas áreas de ação e desenvolver novas formas de fazer comunicação.
A Liga, agora em seu quinto ano de funcionamento, conta com a participação de alunos de vários semestres do Curso de Comunicação Social.  Durante 2011 a Agência continua abrindo inscrições de novos membros para trabalhar prioritariamentena ação Palavras de Liberdade. O Palavras continua mantendo claremanete os objetivos de nossa agência, antes de encaminhar os estudantes para o mercado de trabalho, promover uma aproximação com a realidade social, através do contato com discussões ligadas à cidadania, tais como reforma agrária, juventude, meio ambiente, saúde, educação, acessibilidade, etc. 


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